O QUE SÃO ROCHAS???
O termo rocha pode ser associado a derivações do Inglês Arcaico rocc (pedra, massa de matéria mineral), do Francês Arcaico roque, cognato do latim rocca e do celta roch, utilizados para designar formações rochosas e grandes maciços, em oposição ao termo pedra, utilizado para pequenas porções individuais das rochas. Elas são divididas em três classificações que são magmáticas ou ígneas, sedimentares e metamórficas.
TIPOS DE ROCHAS:
Os tipos de rochas serão explicados no vídeo abaixo:
Vídeo YouTube
Agora iremos explicar o vídeo:
ROCHAS MAGMÁTICAS:
As rochas magmáticas são também denominadas como rochas ígneas. A origem no nome “ígnea” deriva do latim ignis, que significa fogo. A partir do próprio nome (magmática) torna-se possível imaginar a forma pela qual esse tipo de rocha é formada, que é pela solidificação do magma.
As rochas magmáticas foram as primeiras a se formar na Terra, com o resfriamento da parte externa do planeta, ou seja, a crosta terrestre (ou litosfera). Essas rochas podem conter vários tipos de minerais, até mesmo o ouro e o cobre. Existem duas categorias principais para definição das rochas magmáticas, as quais são:
Ilustração: Reprodução
ROCHAS SEDIMENTARES:
As rochas sedimentares ou rochas estratificadas são um dos tipos de rocha que existem. São formadas por partículas sedimentares e de matéria orgânica que foram compactadas com o passar do tempo.
Encontramos esse tipo de rocha nos continentes e no fundo dos oceanos. Elas representam cerca de ¾ das rochas da terra.
As rochas sedimentares recebem esse nome pois são formadas durante um longo período, por meio de processos físicos, químicos e biológicos.
Muitos tipos de rochas sedimentares são utilizados na construção civil, por exemplo:
- Areia
- Arenito
- Argila
- Sal-Gema
- Calcário
- Gesso
- Carvão Mineral
Imagens:
Ilustração: Reprodução
ROCHAS METAMÓRFICAS:
As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas já existentes. Essa rocha original é chamada de protólito, que é a denominação dada na Geologia à rocha a partir da qual, por processos geológicos variados (incluindo o metamorfismo), formou-se uma nova rocha.
Os protólitos podem ser rochas ígneas, rochas sedimentares e até mesmo metamórficas. Por causa de alterações de temperatura e pressão resultantes dos movimentos da crosta terrestre, no decorrer do tempo geológico, as rochas podem modificar-se, tanto em sua composição química quanto em seu aspecto visual e textura, mantendo ainda a sua forma sólida.
Os principais exemplos de rochas metamórficas são:
- Gnaisse: é uma rocha metamórfica muito utilizada na construção civil e na pavimentação. Ela é originada a partir do granito. O Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, é uma formação rochosa em gnaisse.
- Ardósia: formada a partir do xisto, que é também uma rocha metamórfica, a ardósia é outra rocha muito utilizada na construção civil. É comum nos pisos em bordas de piscinas, em fachadas e muros.
- Mármore: tipo de rocha metamórfica originada do calcário exposto à alta temperatura e pressão. É muito utilizado na produção de pias, bancadas, fachadas, pisos e na construção em várias aplicações.
Esses tipos de rochas têm muita importância econômica em virtude de sua ampla utilização na construção civil e na fabricação de objetos ornamentais, pois são materiais de revestimento muito duráveis, além de conferirem solidez e nobreza aos produtos.
Imagens de rochas metamórficas:
Ilustração: Reprodução
CICLO DAS ROCHAS:
O ciclo das rochas é um fenômeno natural cíclico, continuo e infinito, que envolve os processos de transformação das rochas através do tempo e que ocorrem através da erosão ou do intemperismo.
Esse ciclo, que leva milhões de anos para acontecer, é responsável pela renovação e transformação da litosfera terrestre (parte sólida da Terra).
Etapas do ciclo das rochas :
Magma: o estágio inicial do ciclo das rochas começa no interior da terra, quando o magma (rocha fundida ou lava), massa pastosa mineral, é expelido através de uma atividade vulcânica. Com altas temperaturas, no momento em que chega a superfície, o magma sofre um resfriamento.
Cristalização (congelamento das rochas): com o resfriamento do magma, ocorre a cristalização dessa massa mineral, o que dá origem as rochas chamadas de magmáticas (ou ígneas).
Erosão: processo natural resultante do desgaste do relevo, a erosão pode ocorrer pela força da água e do vento.
Sedimentação: após o processo de erosão, diversas camadas de sedimentos são depositadas nas camadas mais baixas (bacias sedimentares), levando ao processo de formação das rochas sedimentares.
Enterro Tectônico e Metamorfismo: Com o passar do tempo, as rochas sedimentares vão sendo enterradas e sofrendo processos químicos e físicos por meio da temperatura e pressão, o que transforma sua composição originando as rochas metamórficas.
Fusão: mesmo com essa transformação, a temperatura continua agindo em sua superfície, e assim resulta na fusão do magma, que a transforma novamente em rocha ígnea. Após milhões de anos, o ciclo se reinicia.
Imagem do ciclo das rochas:
Ilustração: Reprodução
PERGUNTAS
PERGUNTAS
QUESTÃO 1
O ciclo das rochas demonstra a natureza dinâmica da litosfera terrestre. Os processos responsáveis pela formação das rochas metamórficas, sedimentares e ígneas, respectivamente, são:
a) metamorfismo, sedimentação e magmatismo.
b) metamorfose, intemperismo e recomposição.
c) metamorfismo, compressão litológica e solidificação.
d) metamorfismo, diagênese e cristalização.
e) metamorfose, sedimentação e litificação.
QUESTÃO 2
Quais dessas rochas são usadas na construção civil:
A) Rochas magmáticas, Cacau e Chuva
B) Estalactites, Ferro e vento
C) Areia, Gesso e Argila
QUESTÃO 3
Escreva três tipos de rochas metamórficas:
Gabarito:
Questão 1: D
Questão 2: C
Questão 3: Gnaisse, Quartzito e mármore
Nenhum comentário:
Postar um comentário